sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Proposta para 2013 na Diocese Meridional

TEMPO PARA A CRIAÇÃO – DIOCESE MERIDIONAL - IEAB

Atividades de conscientização em relação ao compromisso cristão com a criação a partir da proposta do Conselho Mundial de Igrejas, no período que vai do dia 01 de Setembro (Ano Novo da Igreja Ortodoxa) e 04 de Outubro (Dia de São Francisco de Assis).

1. Proposta para 2013 na Diocese Meridional
Seguindo o lema do Conselho Mundial de Igrejas para este ano, que é o mesmo da X Assembleia que acontecerá em Busan, República de Coréia, entre os dias 30 de Outubro e 8 de Novembro: “Deus da Vida, conduze-nos à justiça e à paz”. 
Reunidos com uma equipe inicial formada pelo Bispo Diocesano, o Post. Pilato Pereira e o Eng. Ambiental Guilherme Castro Ramos, elaboramos a proposta para 2013 da seguinte forma:
1.1 Ciclo de orações dominicais para cada um dos domingos do Tempo para a Criação, que podem ser utilizados por nossas comunidades, além de outros símbolos que ajudem a visualizar nossos compromissos a partir da fé cristã.
1.2  Abertura de um blog onde poderemos compartilhar iniciativas ecológicas que estejam sendo desenvolvidas em nossas comunidades, ou outras formas de compromisso com a preservação do meio ambiente.
1.3 No mesmo blog oferecer um espaço onde pessoas interessadas possam encontrar orientações para realizarem atividades de compromisso com a criação.
1.4 Oferecer, também no blog, desafios que possam facilmente ser desenvolvidos por pessoas ou comunidades. 
1.5 Realizar no dia 28 de Setembro deste ano um encontro prático, onde iremos assistir e discutir um filme neste sentido, realizar atividades de compostagem no terreno da Diocese, e orar em favor da criação. Das 9 às 16 ou 17hs no SETEK (Av. Ludolfo Boehl, 278, Teresópolis, Porto Alegre). 
1.6 Oferecer dentro do encontro da Coordenação da UJAB com jovens do Mutirão do Avivamento em Santo Antônio de Patrulha, no dia 29 de Setembro a partir das 14hs, alguma atividade de conscientização dirigida pelo jovem Eng. Guilherme. 
1.7 Realizar na Sexta Feira dia 04 de Outubro às 19hs no Auditório do Escritório Diocesano, mesmo endereço do SETEK, uma partilha sobre espiritualidade franciscana e ecologia.
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo (João 6:33)

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário