sábado, 28 de setembro de 2013

Composteira do SETEK




No dia 28 de setembro foi inaugurada a composteira do SETEK como parte das atividades do Tempo para a Criação da Diocese Meridional da IEAB.
 A compostagem é uma maneira eficiente e ecologicamente correta de destinação de resíduos orgânicos, porque evita que estes resíduos sejam colocados em aterros sanitários. Em um lixão ou mesmo em um aterro sanitário os resíduos orgânicos gerariam gases do efeito estufa e chorume. Além de evitar estes impactos, ao final do processo de compostagem é obtido o composto orgânico, um adubo que pode ser utilizado em jardins ou pequenas hortas.
Para fazer a composteira do SETEK foi escolhida uma área nos fundos do seminário, a qual foi delimitada e organizada para tal fim. Pó de café, erva-mate e cascas de frutas e verduras são alguns dos principais resíduos que podem ser compostados.
Confira as fotos!








Esperamos que esta iniciativa seja reproduzida em outras comunidades ou mesmo nas casas dos membros da IEAB, lembrando que em pequenos atos do dia-a-dia temos a opção de preservar a Criação.
Veja aqui um passo a passo de como fazer a sua própria composteira:
 (Fonte: http://gestaoescolar.abril.com.br/espaco/como-fazer-composteira-escola-541456.shtml)


Você vai precisar de:
- buraco no solo com cerca de 1m3 ou recipiente de madeira ou tijolos com a mesma medida
- sobras de alimentos
- papéis, papelão e palha
- água
- tampa de madeira ou lona para cobrir a composteira
- 1 pá


Como fazer
1) No buraco no solo ou recipiente de madeira ou tijolos, coloque os resíduos na proporção de 25% de restos de comida e 75% de materiais secos - papéis, papelão e palha. É preciso respeitar essas quantidades para que os alimentos não se tornem uma massa compacta e mal cheirosa. Pequenos espaços entre a comida e os materiais secos garantem o ar necessário para o processo de decomposição acontecer.
2) Ponha mais material seco em cima da pilha, umedeça bastante com água e depois cubra a composteira.
3) Deixe descansar por cerca de 15 dias. Depois disso, revire o material com a ajuda da pá, mais ou menos uma vez por semana e acrescente água sempre que a mistura estiver seca demais.
4) A duração do processo pode variar em função da quantidade de resíduos e da umidade disponível, entre outros fatores. Por isso, é importante estar atento à transformação que passa a acontecer - o lixo começa a ganhar o aspecto de solo fértil. Quando isso acontecer, o novo solo pode ser usado para cultivo de hortaliças, plantas e flores. Se a muda for muito pequena e a aparência do solo estiver ruim, recomenda-se peneirá-lo antes do uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário