quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Tempo da Criação 2017

Comunhão para responder ao grito da terra e ao grito dos pobres
Pessoas cristãs se unindo para rezar e cuidar da integridade da criação

O Tempo da Criação, que acontece todos os anos entre 1º de Setembro e 4 de Outubro, é uma campanha do Conselho Mundial de Igrejas convidando a 2,2 bilhões de pessoas cristãs a cuidar da criação e orar por ela. 
O dia 1º de setembro, foi proclamado como o Dia de Oração pela criação (ou seja, o dia da Criação) pelo Patriarca Ecumênico Dimítrios I, em 1989, e em 2001 foi assumido por diversas outras grandes Igrejas cristãs, entre elas a Comunhão Anglicana que tem como uma das suas cinco marcas de missão: “Lutar para salvaguardar a integridade da Criação, sustentar e renovar a vida na terra”. Em 2016, através do Papa Francisco, a Igreja Católica Romana assumiu o 1º de setembro como Dia da Criação.
Nos últimos anos, muitas igrejas cristãs começaram a celebrar o Tempo da Criação entre essa data e 04 de outubro, que é a festa de São Francisco de Assis. Cada vez mais cristãos e cristãs estão se unindo para rezar e cuidar da criação em todas as partes o mundo (http://pt.seasonofcreation.org).
A Diocese Meridional, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, preparou alguns recursos de oração contemplando todos os domingos do Tempo da Criação, incluindo o Domingo e a Semana das Pessoas com Deficiência, que foi celebrado no final de agosto. A Campanha do Tempo da Criação em nossa Diocese é estendida com a Semana Franciscana, onde acontece a Caminhada Ecológica “Caminhando com Claras e Franciscos” no dia 7 de outubro.
O objetivo é formar “comunhão para responder ao grito da terra e ao grito dos pobres”.


RECURSOS LITÚRGICOS PARA O TEMPO DA CRIAÇÃO 2017

Domingo, 27 de Agosto – Domingo Diocesano das Pessoas Com Deficiência
12º Domingo depois de Pentecostes [Próprio 16, Tempo Comum 21]
Êxodo 1:8-2:10; Salmo 124; Romanos 12:1-8; Mateus 16:13-20
Tema: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”
Entre os dias 21 a 28 de agosto, é celebrado, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência. E a Diocese Meridional celebra o último domingo de agosto como o Dia Diocesano das Pessoas com Deficiência.
Segue abaixo um recurso litúrgico elaborado pela Reverenda Eva Arrieche.

COLETA DO DIA DIOCESANO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Senhor seja com vocês.
Seja também contigo
Oremos.
Senhor nosso Deus e nosso Pai de infinito amor. Neste dia, especialmente, chegamos a ti para agradecer o cuidado e todo o amor que tens dispensado aos nossos irmãos e irmãs com deficiência. E pedimos-te ainda, Senhor, que toques com esse amor o coração de tantos outros irmãos e irmãs para que deem à essas pessoas a oportunidade de seguirem seus caminhos sem maiores obstáculos além daqueles que já existem em suas vidas e que, com o teu amor, aprenderam a superar. Por teu filho e nosso Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

Sexta-feira, 1º de Setembro – Dia da Criação e abertura do Tempo da Criação:
Neste dia as comunidades cristãs são convidadas a se unirem para agir e orar em favor da criação. Cada comunidade poderá usar de sua criatividade, especialmente se unindo com outras igrejas para celebrar o Dia da Criação e fazer a abertura da campanha Tempo da Criação.

Domingo, 03 de Setembro – Primeira Semana do Tempo da Criação
13º Domingo depois de Pentecostes [Próprio 17, Tempo Comum 22]
Êxodo 3:1-15; Salmo 105:1-6, 23-26, 45b; Romanos 12:9-21; Mateus 16:21-28
Tema: Ancestralidade, valores e saberes.
Segue abaixo um recurso litúrgico.

CONFISSÃO DE PECADOS

Confessemos a Deus os nossos pecados:
Deus, Pai e Mãe, fonte e defesa da vida, que em tudo tem nos mostrado amor e misericórdia, confessamos a ti e a nossos irmãos e irmãs e diante de toda a criação, que pecamos quando deixamos de amar e respeitar nossa ancestralidade. Pecamos quando esquecemos a sabedoria do amor e do cuidado, quando abandonamos valores e princípios que garantiam a sustentabilidade, o equilíbrio da vida no Planeta. Hoje a vida degradada, espoliada expressa os sinais dos nossos pecados. E assim, iniciamos o Tempo da Criação buscando a tua misericórdia e o teu amor que perdoa e transforma nossas vidas.

Deus, que tem o poder de criar a vida, que é fonte do amor que cuida e da misericórdia que restaura, perdoa nossas falhas com a criação, cura nossas mazelas e nos conduza no caminho da justiça, da paz e da sustentabilidade da vida. Amém.

Quinta-feira, 7 de Setembro – Dia da Pátria – Grito dos (as) Excluídos (as)
Neste dia somos convidados a participar das atividades do Grito dos (as) Excluídos (as) que tem como lema “Por direitos e democracia, a luta é todo dia!” e tema “Vida em primeiro lugar”. O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. Em 2017, o 23º Grito dos (as) Excluídos (as) chama a atenção da sociedade para a importância de salvaguardar a democracia e os direitos do povo e lutar contra a corrupção política que tornou o Brasil um verdadeiro mar de lama.

Domingo, 10 de Setembro – Segunda Semana do Tempo da Criação
14º Domingo depois de Pentecostes [Próprio 18, Tempo Comum 23] 
Êxodo 12:1-14; Salmo 149; Romanos 13:8-14; Mateus 18:15-20.
Tema: Alimentação e Saúde – o cuidado da vida das pessoas e do Planeta.
O Recurso litúrgico está em anexo

Domingo, 17 de Setembro – Terceira Semana do Tempo da Criação
15º Domingo depois de Pentecostes [Próprio 19, Tempo Comum 24]
Êxodo 14:19-31; Salmo 114 ou Êxodo 15:1b-11, 20-21; Romanos 14:1-12; Mateus 18:21-35.
Tema: Mulher, Gênero e Juventudes
Para o culto deste Domingo ou final de semana é indicado incluir nas intercessões a Oração pela eliminação da violência contra as mulheres e lembrar a 4ª Marca Anglicana da Missão: “Procurar a transformação das estruturas injustas da sociedade, desafiar toda a espécie de violência, e buscar a paz e a reconciliação”. O Recurso litúrgico está em anexo.

Os recursos litúrgicos para os dias 24 de setembro, 1º, 04 e 08 de outubro serão enviados nos próximos dias. Os materiais foram elaborados pelo Movimento Francisclariano e Comunidade da Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco (TSSF) da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). Informações: 51 985463317, pilatopereira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário