sábado, 5 de outubro de 2013

Momento de reflexão com os jovens em Santo Antônio da Patrulha

 No dia 29 de setembro, como parte das atividades do Tempo para a Criação da Diocese Meridional, houve um momento de conversa e reflexão com os jovens que estavam reunidos na Paróquia São Mateus durante o Mutirão do Avivamento. Os jovens merecem especial atenção pelo potencial de tornarem-se os agentes da mudança do paradigma ambiental atual. Esta atividade, mediada pelo engenheiro ambiental Guilherme Ramos, teve por objetivo incentivá-los a pensar e agir por um mundo mais socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
O momento de reflexão iniciou com a apresentação deste vídeo:

Os jovens chamaram a atenção para os maus tratos com os animais e de como é comum na nossa sociedade os excessos de consumo, não só de alimentos, mas também de tudo que e ofertado incessantemente pelo mercado aos consumidores. Na maioria das vezes, quando consumimos, não lembramos dos impactos sociais e ambientais que podem estar por trás da produção de muitos itens do nosso dia-a-dia. Por fim, os jovens também ressaltaram as pequenas mudanças de hábito que cada um pode fazer para evitar o desperdício e ter um consumo mais consciente.




Reduzir os excessos, optar por produtos orgânicos e de pequenos produtores ou mesmo por aqueles que tenham sido produzidos o mais próximo possível do consumidor final também são maneiras de preservar a Criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário