quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Lançamento do Coletivo "A CIDADE QUE QUEREMOS"

O poder público se associa a empresas interessadas naquilo que chamam de “revitalização”,  que se trata, na verdade, de edificar a Orla do Rio Guaíba, transformando-a em negócios lucrativos. Isso inclui a entrega quase gratuita da área da Ponta do Melo (Estaleiro Só) para edificações, o novíssimo projeto de ocupação com espigões nas imediações do Estádio Beira-Rio e o projeto de Jaime Lerner, que vai da Rótula das Cuias até a Usina do Gasômetro. E, por fim, a “grande obra” do Cais Mauá, que, se for executada, impactará todo o Centro Histórico e seu entorno. Estão previstas a derrubada de armazéns, a construção de espigões, shopping e garagens.

Nas audiências públicas sobre essas intervenções privadas na Orla do Rio Guaíba, ficou evidente que as contestações técnicas e políticas não são ouvidas. Todas as observações feitas em relação aos Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), identificando diversos problemas, nunca foram consideradas. O poder público não esconde sua pouca vontade de diálogo para construir uma cidade que privilegie seus cidadãos e não as iniciativas de seus apoiadores.

Com a finalidade de contrapor-se a esse quadro de desrespeito aos bens de uso comum do povo, ao meio ambiente e suas implicações na vida do porto-alegrense, convidamos para o lançamento do Coletivo "A CIDADE QUE QUEREMOS".

Data: 06 de novembro de 2015.
Hora:  10 h.
Local: Sala Maurício Cardoso – 4º andar da Assembleia Legislativa do Estado.

Na oportunidade vamos debater, inclusive, os efeitos das inundações recentes na cidade e repercussões nos projetos de privatização da Orla do Rio Guaíba, os apontamentos do TCE sobre a licitação do Cais Mauá, dentre outros pontos, e as iniciativas a serem encaminhadas pelo Coletivo. 
DIVULGUE, COMPAREÇA, PARTICIPE !

Assinam:

Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural-AGAPAN
Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/RS
Movimento Gaúcho de Defesa do Meio Ambiente-MOGDEMA
Movimento Cais Mauá de Todos
Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta-MOBICIDADE
Movimento Minha Porto Alegre
Movimento Chega de Demolir Porto Alegre
Associação Comunitária do Centro Histórico
Associação de Reciclagem Ecológica Vila dos Papeleiros-AREVIPA
Movimento Francisclariano da Diocese Meridional (IEAB) de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário